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 Texto 3 

A geometria secreta dos pintores e o que isso tem a ver com fotografia – parte 2

Chegamos à parte mais lúdica deste estudo. Com base nas diversas tramas geométricas do livro A Geometria Secreta dos Pintores de Charles Bouleau, agora é a vez das minhas leituras sobre algumas imagens produzidas por fotógrafos renomados e talentosos, e sobre algumas capas de revistas que são bons exemplos do uso das soluções de composição exploradas por Bouleau.  
Acredito que as fotografias foram capturadas e editadas seguindo uma inteligência visual, em vez de se guiar estritamente pelas soluções geométricas. Artistas desenvolvem esta forma de inteligência e conseguem conjugar intenção, emoção e habilidade para se expressar na melhor forma possível. Importante também é considerar que, por vezes, os exemplos mostrados têm outros atributos mais importantes do que a geometria secreta

A armadura do retângulo

Esta solução é mais comum de encontrar, daí a maior quantidade de exemplos. A armadura do retângulo permite que se explorem as diversas diagonais e as linhas verticais e horizontais que se originam dos cruzamentos destas diagonais. 
 

A imagem 1 apresenta o desenho básico da armadura do retângulo. Pode-se perceber que os cruzamentos das diagonais apoiadas nas frações de 1/2,  1/4 ou 1/8 das arestas podem criar divisões de 1/3, 1/6 e outras possibilidades.

 

Por vezes, um vértice ou ponto da aresta do marco funciona como o “pivot” de um leque.

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Imagem 1 - Marco retangular com a armadura do retângulo

As imagens 2 a 7 mostram fotografias de Cartier-Bresson e Elliot Erwitt com destaque para as diagonais e os pontos de apoio das principais linhas horizontais e verticais.

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Imagem 2 – Cartier-Bresson

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Imagem 4 – Elliot Erwitt

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Imagem 6 – Cartier-Bresson

Imagem 2 – Cartier-Bresson

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Imagem 3 – Cartier-Bresson

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Imagem 5 – Elliot Erwitt

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Imagem 7 – Cartier-Bresson

As imagens 8 a 13 trazem fotografias de Sebastião Salgado e alguns traçados com destaque para as diagonais e suas paralelas.

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Imagem 8 – S. Salgado

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Imagem 10 – S. Salgado

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Imagem 12 – S. Salgado

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Imagem 9 – S. Salgado

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Imagem 11 – S. Salgado

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Imagem 13 – S. Salgado

As imagens 14 a 17 são exemplos de fotografias de casamento (Obs. 1) com a exploração das diagonais intensificadas pelo uso de uma lente grande angular.

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Imagem 14 – Frederico Mombach

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Imagem 16 – Frederico Mombach

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Imagem 15 – Frederico Mombach

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Imagem 17 – Frederico Mombach

As imagens 18 a 27 são reproduções de capas de revistas com o uso da armadura do retângulo.

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Imagem 18 - capa da revista Vogue 2020

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Imagem 20 - capa da revista Life 1939

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Imagem 22 - capa da revista Life 1965

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Imagem 24 - capa da revista Harper's Bazaar 1948

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Imagem 26 - capa da revista Harper's Bazaar 2009

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Imagem 19 - capa da revista Life 1937

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Imagem 21 - capa da revista Life 1939

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Imagem 23 - capa da revista Harper's Bazaar 2019

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Imagem 25 - capa da revista Harper's Bazaar 1948

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Imagem 27 - capa da revista Harper's Bazaar 2009

Outras soluções

As imagens 28 a 31 exploram os triângulos isósceles trazendo um significado de poder e autoridade, como é comum nas imagens religiosas. 

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Imagem 28 - capa da revista Life 1945

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Imagem 30 - capa da revista Sports Illustrated 2018

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Imagem 29 - capa da revista Claudia 2020

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Imagem 31 - capa da revista Sports Illustrated 2018

As imagens 32 a 39 apresentam o uso de arcos associados a outras formas e linhas (Obs. 2).

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Imagem 32 - capa da revista Sports Illustrated 2018

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Imagem 33 - capa da revista Sports Illustrated 2018

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Imagem 34 - capa da revista Sports Illustrated 2018

Imagem 35 - capa da revista Sports Illustrated 2018

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Imagem 36 - Willian Lima

Imagem 38 - jornal O Estado de São Paulo

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Imagem 37 - Willian Lima

Imagem 39 - jornal O Estado de São Paulo

Assim, encerramos este texto de forma a estimular o estudo da composição. Se você tem algum comentário ou quiser debater sobre fotografia, entre em contato pelo Instagram ou por e-mail.

Sites consultados:  

Obs1: https://fredericomombach.com.br
Obs2: https://willianlimastudio.com
 

Atualizado em dezembro de 2022

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