Texto 3
A geometria secreta dos pintores e o que isso tem a ver com fotografia – parte 2
Chegamos à parte mais lúdica deste estudo. Com base nas diversas tramas geométricas do livro A Geometria Secreta dos Pintores de Charles Bouleau, agora é a vez das minhas leituras sobre algumas imagens produzidas por fotógrafos renomados e talentosos, e sobre algumas capas de revistas que são bons exemplos do uso das soluções de composição exploradas por Bouleau.
Acredito que as fotografias foram capturadas e editadas seguindo uma inteligência visual, em vez de se guiar estritamente pelas soluções geométricas. Artistas desenvolvem esta forma de inteligência e conseguem conjugar intenção, emoção e habilidade para se expressar na melhor forma possível. Importante também é considerar que, por vezes, os exemplos mostrados têm outros atributos mais importantes do que a geometria secreta.
A armadura do retângulo
Esta solução é mais comum de encontrar, daí a maior quantidade de exemplos. A armadura do retângulo permite que se explorem as diversas diagonais e as linhas verticais e horizontais que se originam dos cruzamentos destas diagonais.
A imagem 1 apresenta o desenho básico da armadura do retângulo. Pode-se perceber que os cruzamentos das diagonais apoiadas nas frações de 1/2, 1/4 ou 1/8 das arestas podem criar divisões de 1/3, 1/6 e outras possibilidades.
Por vezes, um vértice ou ponto da aresta do marco funciona como o “pivot” de um leque.
Imagem 1 - Marco retangular com a armadura do retângulo
As imagens 2 a 7 mostram fotografias de Cartier-Bresson e Elliot Erwitt com destaque para as diagonais e os pontos de apoio das principais linhas horizontais e verticais.
Imagem 2 – Cartier-Bresson
Imagem 4 – Elliot Erwitt
Imagem 6 – Cartier-Bresson
Imagem 2 – Cartier-Bresson
Imagem 3 – Cartier-Bresson
Imagem 5 – Elliot Erwitt
Imagem 7 – Cartier-Bresson
As imagens 8 a 13 trazem fotografias de Sebastião Salgado e alguns traçados com destaque para as diagonais e suas paralelas.
Imagem 8 – S. Salgado
Imagem 10 – S. Salgado
Imagem 12 – S. Salgado
Imagem 9 – S. Salgado
Imagem 11 – S. Salgado
Imagem 13 – S. Salgado
As imagens 14 a 17 são exemplos de fotografias de casamento (Obs. 1) com a exploração das diagonais intensificadas pelo uso de uma lente grande angular.
Imagem 14 – Frederico Mombach
Imagem 16 – Frederico Mombach
Imagem 15 – Frederico Mombach
Imagem 17 – Frederico Mombach
As imagens 18 a 27 são reproduções de capas de revistas com o uso da armadura do retângulo.
Imagem 18 - capa da revista Vogue 2020
Imagem 20 - capa da revista Life 1939
Imagem 22 - capa da revista Life 1965
Imagem 24 - capa da revista Harper's Bazaar 1948
Imagem 26 - capa da revista Harper's Bazaar 2009
Imagem 19 - capa da revista Life 1937
Imagem 21 - capa da revista Life 1939
Imagem 23 - capa da revista Harper's Bazaar 2019
Imagem 25 - capa da revista Harper's Bazaar 1948
Imagem 27 - capa da revista Harper's Bazaar 2009
Outras soluções
As imagens 28 a 31 exploram os triângulos isósceles trazendo um significado de poder e autoridade, como é comum nas imagens religiosas.
Imagem 28 - capa da revista Life 1945
Imagem 30 - capa da revista Sports Illustrated 2018
Imagem 29 - capa da revista Claudia 2020
Imagem 31 - capa da revista Sports Illustrated 2018
As imagens 32 a 39 apresentam o uso de arcos associados a outras formas e linhas (Obs. 2).
Imagem 32 - capa da revista Sports Illustrated 2018
Imagem 33 - capa da revista Sports Illustrated 2018
Imagem 34 - capa da revista Sports Illustrated 2018
Imagem 35 - capa da revista Sports Illustrated 2018
Imagem 36 - Willian Lima
Imagem 38 - jornal O Estado de São Paulo
Imagem 37 - Willian Lima
Imagem 39 - jornal O Estado de São Paulo
Assim, encerramos este texto de forma a estimular o estudo da composição. Se você tem algum comentário ou quiser debater sobre fotografia, entre em contato pelo Instagram ou por e-mail.
Sites consultados:
Obs1: https://fredericomombach.com.br
Obs2: https://willianlimastudio.com
Atualizado em dezembro de 2022