Texto 2
Vamos falar de composição fotográfica e design?
Seguindo minha busca de conhecimento sobre composição fotográfica em fontes “estranhas” (nem tanto, você vai perceber), esbarrei no design. Sabia que tinha algo a aprender e me propus a garimpar conhecimento. Cursos, livros e material online foram a “mina” dessa busca.
Sempre acreditei que, quando se encontram os “porquês”, abrem-se possibilidades mais consistentes do que aprender "dicas" e os atalhos. Os “porquês” transmitem segurança e dão consistência ao entendimento. Velejadores que entendem de arquitetura naval, tecidos das velas e meteorologia vão “mais longe” do que os que "sabem velejar". Cavando aqui e garimpando acolá, encontrei os elementos (princípios) básicos do design. Vou abordar alguns desses princípios e como eles podem interagir na fotografia.
Na literatura especializada e nos cursos, os princípios são explicados separadamente, mas há uma interação inevitável entre eles. Por vezes, um mesmo exemplo servirá explicar o uso de mais de um princípio. Também vou usar alguns conceitos do texto anterior (Em busca dos porquês da composição), pois tudo está interligado.
Os quatro princípios básicos do design são Alinhamento, Proximidade, Repetição e Contraste. Uma combinação entre a intenção do fotógrafo, os elementos visuais e os princípios do design tende a fortalecer o sentido da imagem e reforçar a mensagem desejada.
1 Alinhamento
Alinhamento tem a ver com a organização de elementos visuais e suas conexões com os demais. O alinhamento cria um visual limpo, sofisticado. A falta de alinhamento, se esta for a intenção, cria um conjunto tenso e agitado.
Neste texto, vamos nos restringir à relação entre os elementos (pontos, linhas, formas) e o marco (ou moldura). Marcos em forma de retângulos tendem a reforçar linhas verticais e horizontais da imagem. Marcos circulares tendem a reforçar o equilíbrio da imagem. Marcos quadrados tendem a reforçar as linhas da imagem, mas, dada a “semelhança” com o círculo, marcos quadrados reforçam o equilíbrio em torno do ponto central.
Repare como as estruturas das Imagens 1 e 2, ao se alinharem com a característica do marco, reforçam o seu sentido. A imagem horizontalizada transmite repouso e a verticalizada transmite força. Pode ser diferente, opondo as linhas principais da imagem com o sentido do marco? Sim. Mas isso será tema para o Contraste.
Agora, repare como um marco quadrado “pede” (quase “exige”) um elemento com significativo peso visual no centro, a fim de manter a harmonia (Imagem 3).
Na Imagem 4, o sol foi ligeiramente deslocados para a esquerda, para compensar a atração causada pela silhueta da torre do forte. Mesmo assim, o sol ainda "domina" o centro da imagem.
Marcos circulares induzem a uma imagem equilibrada. Nossos rostos, em espaços dos aplicativos, tendem a se equilibrar com o marco circular.
2 Proximidade
O princípio da proximidade ensina que itens relacionados devem estar próximos entre si. Na fotografia, é difícil seguir este princípio, dado que a realidade está “lá” e o fotógrafo não tem domínio sobre as coisas “do mundo”. Na Imagem 6, a proximidade entre os meninos reforça o sentido de que compõem um único elemento visual.
Na Imagem 7, percebem-se três elementos distintos formados por formas próximas entre si: jovens na arrebentação, meninos brincando e a mulher com o cachorro.
A Imagem 8 explora a proximidade para passar uma ideia de conjunto.
A Imagem 9 evita a proximidade, a fim de passar a ideia do afastamento “não tenso”, induzido pela horizontalidade do marco, simetria e equilíbrio dos pesos visuais.
Na Imagem 10, a proximidade nos induz a interpretar que a falha do piso foi causada pelo andar vigoroso da mulher.
3 Repetição
Este princípio nos incentiva a repetir cores, formas, texturas e relações de espaço com o propósito de fortalecer a unidade.
A Imagem 11 mostra como uma repetição pode reforçar a ideia de unidade, associada ao caráter horizontal da composição.
A Imagens 12 e 13 repetem os elementos, explorando a verticalidade.
Imagem 11
Imagem 13
A Imagem 14 explora a repetição dos guindastes e causa uma surpresa ao colocar o pescador como continuação dos guindastes.
A Imagem 15 explora a repetição dos ciclistas e do carro, para dar um sentido de movimento.
4 Contraste
Este princípio ficou por último por ser, talvez, o mais importante. Ele é o “rei” dos princípios básicos. Contraste é um poderoso elemento de composição. Ele orienta a diferenciar elementos intensificando: cor, saturação, tom, textura, tipo da forma, tamanho da forma, orientação etc.
A primeira coisa que nos vem quando ouvimos contraste é contraste de tom (claro e escuro). Imagens “contrastadas” são intensas. Baixo contraste transmite calma e suavidade.
A Imagem 16 apresenta uma imagem pouco contrastada com tom e cores uniformes.
A Imagem 17 apresenta um alto contraste, facilitando distinguir a figura do fundo, intensificando a "força" da imagem.
As Imagens 11 e 14 também exploram um contraste entre a direção do marco horizontal e os elementos verticais que se repetem.
As Imagens 18 e 19 exploram o contraste de cores complementares do círculo cromático.
Imagem 18
A Imagem 20 apresenta um contraste de tons com pretos intensos.
A Imagem 21 apresenta dois contrastes: textura e tom, entre a folha e o fundo.
E por fim, uma das mágicas da fotografia, a Imagem 22 apresenta um contraste entre aquilo que está em foco daquilo que está fora de foco.
Agora que entendemos mais alguns porquês da composição, temos melhores condições de compor imagens com fotografia.
Na próxima vez que sair com a sua câmera, terá mais recursos e controle sobre a imagem que deseja produzir. Os aspectos de composição estão mais ao seu alcance e não dependem tanto das características de seu equipamento.
Atualizado em dezembro de 2022